September 23rd, 2019

ALUNOS ESTUDAM AS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS DO BRASIL

Conscientes da importância das manifestações folclóricas para a identidade do Brasil, os alunos do Grade 2 da Escola Canadense de Niterói estudaram as cantigas de roda, parlendas, quadrinhas populares e brincadeiras, que fizeram e fazem parte da infância.

Organizados em grupos, os alunos pesquisaram sobre o artesanato, desenvolvido em todas as regiões brasileiras, como uma expressão do folclore através do ofício e da habilidade manual com criatividade. Inspirados nas bonecas africanas Abayomi, confeccionadas sem cola e costura, os alunos se divertiram ao reproduzirem essa tradição cultural.

Após a leitura de algumas lendas, a turma iniciou um trabalho voltado para a produção escrita individual. Cada estudante escreveu a sua própria versão da lenda escolhida, finalizando com a ilustração da personagem, usando folha de jornal e tinta guache.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#newbrunswick
#grade2
#folclore
#cultura
#identidade
#brasil
#produçãotextual
#artesanato
... See MoreSee Less

September 20th, 2019

PROJETO "MERCADINHO" TRABALHA CONHECIMENTOS SOBRE A MATEMÁTICA

Com as carteiras nas mãos e os olhos nos preços, os alunos do Grade 3 da Escola Canadense de Niterói foram às compras no projeto “Mercadinho”. De forma dinâmica, as turmas conheceram o sistema monetário e puderam vivenciar a matemática no cotidiano.

Como num comércio de verdade, os alunos se dividiram entre organizadores, vendedores e clientes, desenvolvendo o raciocínio lógico em torno das operações matemáticas ligadas a cada personagem. Com isso, os alunos relembraram como as contas de adição e subtração são envolvidas no sistema monetário, calculando o que seria possível comprar e como conferir o troco.

Em sala de aula, foi apresentado o gênero textual publicitário e assim as turmas puderam conhecer formas de narrativas para atrair consumidores. Além disso, eles pesquisaram moedas e cédulas antigas do Brasil e de outros países, descobrindo que nossa moeda, que hoje é o Real, já teve outros nomes como Cruzeiro e Cruzado, e que as notas do Canadá têm impressão em braille e podem ser molhadas, pois são feitas de plástico.

Por essas e outras práticas, a matemática tem sido um grande aprendizado, no qual os alunos exercitam no cotidiano o que é aprendido em sala de aula.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#newbrunswick
#matemática
#sistemamonetário
#projetomercadinho
#elementaryschool
#math
#project
#grade3
... See MoreSee Less

September 20th, 2019

UMA BELA HOMENAGEM À ESCRITORA BRITÂNICA JULIA DONALDSON 📖

Em comemoração ao aniversário de 71 anos da escritora, dramaturga e atriz britânica, Julia Donaldson, conhecida por seus livros de literatura infantil, que são best-sellers no Reino Unido e em vários outros países, os alunos do Grade 1 da Escola Canadense de Niterói confeccionaram máscaras, desenharam os personagens mais vistos nos livros dela e produziram um lindo painel na Biblioteca Ariano Suassuna em sua homenagem.

Apaixonados pela história do livro “The Gruffalo”, o monstro que aparentemente tem uma imagem assustadora, mas que no fundo é um ser bom, levou os alunos à reflexão sobre o julgamento das pessoas pela aparência. Em sala de aula, os alunos responderam o que fariam se encontrassem o Gruffalo, o que resultou em um belo painel para decorar a biblioteca. Conhecer as particularidades da produção textual da autora também levou a turma a descobrir características encontradas em seus livros, tais como: rimas, diversos animais, belas ilustrações, entre outras.

Os estudantes visitaram a biblioteca e leram os livros: “Room on the broom", "The snail and the whale" e "The stickman". Foi um verdadeiro encantamento em desvendar o universo da autora para celebrar essa data especial. Julia Donaldson já ganhou dezenas de prêmios, incluindo o Nestlé Smarties Book Prize, o Red House Children's Book Award e o British Book Awards.

Confira como foi essa homenagem!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#newbrunswick
#thegruffalo
#juliadonaldson
#literaturainfantil
#books
#reading
#magicalworldofthebooks
#bibliotecaarianosuassuna
... See MoreSee Less

Parabenizamos os campeões da equipe brasileira de Matemática pelo ótimo resultado alcançado na 34ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), realizada no México!A preparação para a competição aconteceu na Escola Canadense de Niterói em agosto, quando recebemos os medalhistas Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE), e Samuel Prieto Lima, de Goiânia (GO), nos treinamentos do IMPA para as equipes brasileiras de matemática. Congratulations! 👏👏👏

September 19th, 2019

Parabenizamos os campeões da equipe brasileira de Matemática pelo ótimo resultado alcançado na 34ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), realizada no México!

A preparação para a competição aconteceu na Escola Canadense de Niterói em agosto, quando recebemos os medalhistas Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE), e Samuel Prieto Lima, de Goiânia (GO), nos treinamentos do IMPA para as equipes brasileiras de matemática.

Congratulations! 👏👏👏Parabéns, equipe! 👏👏👏👏👏👏 Nossa equipe encerrou sua participação na 34ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática, realizada no México, com três medalhas de ouro e uma de prata, ficando na segunda posição na classificação extraoficial por países. Resultado Brasileiro 🇧🇷 🥇 Pedro Gomes Cabral (PE) 🥇 Bernardo Peruzzo Trevizan (RS) 🥇 Gabriel Ribeiro Paiva (CE) 🥈 Samuel Prieto Lima (GO) Líder: Prof. Bruno Holanda (GO) Vice-líder: Prof. Samuel Barbosa Feitosa (BA) Saiba mais no site da OBM: www.obm.org.br
... See MoreSee Less

September 19th, 2019

TIME DE BASQUETE MASCULINO MOSTRA GARRA NA ESTREIA NO JEN ⛹️‍♂️🇨🇦

Em jogo acirrado, o time de basquete da Escola Canadense de Niterói fez a sua estreia nos Jogos Escolares de Niterói (JEN), na última quinta-feira, dia 12. Com garra e determinação, os alunos até 14 anos enfrentaram a equipe da escola Fórum Cultural na quadra do Colégio Salesiano Santa Rosa.

Durante a partida, as equipes alternavam-se à frente do placar. Entre ataques e defesas, o nosso time levantava a torcida presente. Entretanto, no último quarto, a equipe adversária converteu a cesta que decretou os números finais da partida, que acabou com o placar de 22 a 18.

“Nossos meninos mostraram que estão evoluindo e fizeram uma boa partida. Agora, vamos mais preparados para o próximo desafio!”, destacou André Cunha, treinador da equipe da Escola Canadense de Niterói.

Confira como foi esse jogo eletrizante!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#canada
#esporte
#basquete
#canadiansportclub
#jen
#sport
... See MoreSee Less

September 13th, 2019

ESTUDANTES CRIAM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM ESTUDO INTERATIVO

Com a missão de identificar as formas e suas propriedades no mundo, os alunos do Grade 1 da Escola Canadense de Niterói exploraram os mais diversos objetos geométricos, tais como cubos, cilindros, cones e esferas, para criar construções tridimensionais.

Curiosos, os estudantes praticaram seus conhecimentos com jogos pedagógicos com base no estudo de geometria. Durante as aulas, as turmas trabalharam com figuras planas em 2D para montar sólidos com palitos, massa de modelar e colagens.

Segundo a professora Laryssa Lima, os objetivos do trabalho em grupo eram proporcionar a interação criativa e lúdica, o domínio motor, além do desenvolvimento do vocabulário. “O tema em estudo foi abordado tanto em inglês quanto em português. Os alunos visitaram espaços da escola e observaram quais tinham o mesmo formato e características dos sólidos já estudados. Foi um estudo muito enriquecedor para todos”, destacou ela.

Ao final, os alunos compartilharam suas construções geométricas entre si. Veja como foi esse estudo matemático das formas!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#canada
#grade1
#sólidos
#geométricos
#geometria
#matemática
#pesquisa
#interação
#criativo
... See MoreSee Less

September 11th, 2019

AUDIOLIVRO: MARCUS VINÍCIUS LÊ PRA GENTE “É UM LIVRO”

O escritor e ilustrador norte-americano Lane Smith escreveu uma linda declaração de amor às obras literárias em “É um livro”. Ele nos lembra que, valendo-se apenas da emoção contida na narrativa e nas imagens, um livro é capaz de prender a atenção do leitor e encantá-lo de uma forma mágica.

Agora, o aluno Marcus Vinicius realizou a leitura dessa obra literária, construindo um belo audiolivro. Ele, que é um bookworm da turma do Grade 1 Morning, nos mostra que o prazer pela leitura começa desde bem cedo.

Apreciem!
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Eliana, nosso neto é um menino lindo e mostra conteúdo. É muito emocionante! Todas as bençãos de derrame para ele. Deus o guarde, sempre.

Não tenho palavras para expressar minha alegria ao ver isso!!! Boa árvore, só dá bons frutos!!! Essa família é de +++++!!!!! Parabéns!!! Mto lindo!!!!!!

De tanto orgulho chega a emocionar

Regina Loureiro

September 9th, 2019

APRESENTAÇÃO MARCA O DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 🇧🇷

Celebrar a história do Brasil é um preceito significativo para o governo do Canadá, que entende a importância dos seus alunos estarem em conexão com a cultura local. Nesta concepção, os alunos da Escola Canadense de Niterói prestaram as suas homenagens ao Dia da Independência do Brasil.

Na abertura, os alunos cantaram o hino do Brasil e da Independência. Na sequência, com sincronia e ritmo, os alunos do Grade 4 apresentaram o jogral da poesia “Minha Pátria”, de autor desconhecido. Enquanto isso, o Grade 5 recitou em coro a emblemática “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, exaltando os valores naturais do Brasil.

O grande momento da celebração ficou para o final, quando alguns estudantes do Grade 10 apresentaram a esquete da assinatura do decreto da Independência, feito pela Maria Leopoldina, então princesa regente do Brasil, declarando o país independente de Portugal.

“Foi com entusiasmo e interesse que os alunos celebraram esta marcante data em nossa história. Conhecer nossas raízes e aprender a valorizar criticamente nosso país em suas especificidades é fundamental para que formemos cidadãos atuantes em busca de firmar nosso compromisso social”, atestou a diretora Priscilla Riddell.

Veja como foram as homenagens feitas pelos alunos da Escola Canadense de Niterói à Independência do Brasil.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#canada
#dia7desetembro
#brasil
#independênciadobrasil
#história
#cultura
#homenagem
#raízes
#elementaryschool
#highschool
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Que lindo!Parabéns a todos o alunos,e toda a diretoria desta escola,sucesso a todos!

👏👏👏👏👏👏,amei

Mariana Kastrup

September 9th, 2019

PROJETO “THE WONDERFUL NATURE” É SUCESSO NAS TURMAS DO INTERMEDIATE KINDERGARTEN

Para compreender a importância da flora e da fauna para o equilíbrio do nosso planeta os alunos do Intermediate Kindergarten (4 anos de idade) foram levados à experimentação das maravilhas da natureza nas últimas semanas. Como resultado do projeto “The Wonderful Nature”, as turmas produziram saborosas pizzas e sucos com ingredientes colhidos diretamente da horta da Escola Canadense de Niterói.

Durante o projeto, os alunos perceberam que muitos alimentos consumidos pelos seres humanos se originam na natureza. Para ilustrar esse aprendizado, as turminhas foram à horta para colher manjericão, com o qual fizeram uma deliciosa pizza, e também hortelã, para fazer um saboroso suco de abacaxi. Além disso, eles receberam em sala de aula a nutricionista da escola, Monah Rosa, que levou diversas frutas, verduras e legumes, os quais manusearam, nomearam, cheiraram e experimentaram.

“Percebemos que com o decorrer do projeto os alunos passaram a ficar mais atentos à natureza, observando as diferenças entre os tipos de folhas, as frutas e pequenos animais que encontravam pela escola”, destacou Daniela Pureza, coordenadora e professora do Kindergarten.

Confira como foi esse projeto sustentável do Intermediate Kindergarten!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#canada
#thewonderfulnature
#kindergarten
#projeto
#nature
#intermediatekindergarten
#saveourplanet
#horta
... See MoreSee Less

September 9th, 2019

ESTIMANDO, MEDINDO E REGISTRANDO, OS ALUNOS DO GRADE 4 EXPLORAM E APRENDEM AS UNIDADES DE MEDIDA

A todo momento precisamos mensurar as mais diversas coisas, como o tempo, o espaço, a capacidade e a quantidade. Para isso foram criadas as unidades de medida. No estudo deste conteúdo, os alunos do Grade 4 da Escola Canadense de Niterói pesquisaram informações sobre as diversas formas que os povos antigos utilizavam para o registro das medidas, comparando às alterações ocorridas nos tempos atuais, percebendo assim a necessidade da criação dos instrumentos de medidas que podemos utilizar diariamente.

Com o objetivo de promover a compreensão do assunto de forma significativa, as professoras disponibilizaram diversos instrumentos de medida convencionais (balanças, relógios, calendários), além de garrafas e copos, para que através de situações propostas, envolvendo necessidades cotidianas, os alunos pudessem vivenciar diversas experiências, explorando, estimando, medindo, discutindo e registrando as informações obtidas.

A multiplicação e a divisão estiveram presentes a todo tempo durante as práticas, bem como as demais operações matemáticas, favorecendo, assim, além do entendimento do estudo sobre medidas, o desenvolvimento do raciocínio lógico, do cálculo mental, do conceito de proporção e, por fim, a percepção do quanto a Matemática está presente integralmente em nosso dia a dia.

Vamos conferir como foi esse trabalho de exploração?

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#canada
#elementary
#math
#unidadesdemedida
#exploring
#grade4
#raciocíniológico
... See MoreSee Less

Load more