October 11th, 2019

INTERCÂMBIO ACADÊMICO-CULTURAL NO CANADÁ 🇨🇦

Distantes mais de 10.000 km de Niterói, mas ainda assim no mesmo fuso horário, as cidades da província de New Brunswick, que conferiu o Accreditation à Escola Canadense de Niterói em 2017, revelam-se ao grupo de alunos intercambistas em apresentações, panfletos, placas e sinais nos idiomas inglês e francês. Sorte dos alunos da "Canadian", que são fluentes no primeiro idioma desde o segundo ano do Ensino Fundamental, e possuem conhecimentos avançados da língua materna de Céline Dion!

Chegando à cidade de Moncton, de 150.000 habitantes, os alunos seguiram em excursão para um passeio histórico e natural, cuja primeira parada foi o Museum, onde acompanharam com atenção a exposição da gerente do museu, e fizeram diversas perguntas sobre o passado da província.

Após rápido almoço à base de "poutine", prato típico canadense, o grupo seguiu para a próxima aventura, a visita a Hopewell Rocks, na Bay of Fundy, lugar famoso por ser palco da maior maré do mundo. Durante as fases de lua nova e lua cheia, a maré varia 15 metros verticalmente, inundando uma área gigante, e causando um fenômeno natural conhecido no Brasil como "pororoca", que atrai surfistas de todo mundo.

A excursão continuou com a ida ao farol do Cape Enrage, onde os alunos foram desafiados em uma trilha de obstáculos muito divertida. Finalmente, pararam para provar, muitos pela primeira vez, uma especiaria da região: the lobsters!

Muito elogiados pelos canadenses em relação ao bom comportamento e à fluência no idioma inglês, os alunos ainda tiveram energia para fazer compras no mall. O grupo segue viagem pelas estradas cercadas de árvores com folhagem vermelha, amarela, laranja e verde, típicas do fim do outono das zonas temperadas, para Saint John, a primeira cidade incorporada ao Canadá, em 1785.

Fica o convite aos pais de alunos da Escola Canadense de Niterói acessarem a Intranet para visualização de fotos exclusivas deste incrível intercâmbio cultural e acadêmico.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#newbrunswick
#canada
#intercâmbio
#grade9
#cultura
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Viagem inesquecível! 👏🏼

Muito legal! Experiência inesquecível!

Que experiência maravilhosa! Estamos felizes e tranqüilas! Eles radiantes! Obrigada de coração! ❤

Curtam muito turminha querida!!!!😍

Muito feliz pelo meu querido neto.

Parabéns , todos muito lindos.

Nathália Porto Kastrup

Carlos Eduardo Jacques Lourenço

+ View more comments

October 9th, 2019

QUE CARRANCA É ESSA?

O Rio São Francisco é uma dádiva para o sertão nordestino. As carrancas fazem parte da cultura nordestina, especialmente nas embarcações que cruzam o “Velho Chico”, talhadas na madeira na proa dos barcos. Transcendendo sua origem, as carrancas hoje estão presentes nas feiras de artesanatos e nas casas mais tradicionais, pois servem, segundo alguns, para espantar os maus espíritos.

O Grade 7 pesquisou a respeito desses itens artesanais e produziu as suas próprias carrancas, com uma variedade de cores, expressões e formatos. A intenção foi valorizar a cultura ribeirinha do sertão e alegrar o coração do espectador, ao mesmo tempo em que valorizamos a cultura popular.

Confira!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#newbrunswick
#culturalfest
#carranca
#velhochico
#grade7
#culturanordestina
#expressãocultural
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Parabéns crianças pelo lindo trabalho! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

👏👏👏🥳

October 8th, 2019

H IS FOR HAIKU

Durante todo ano, os alunos do Senior Kindergarten da Escola Canadense de Niterói aprenderam sobre a importância das florestas e dos animais. Para unir essa temática com os exercícios apropriados para a fase de pré-alfabetização foi proposto o projeto "H is for Haiku", onde trabalharam com o Haicai, um gênero literário conhecido por sua simplicidade e ênfase nas relações entre o ser humano e a natureza que o cerca.

Em "H is for Haiku", os poemas foram previamente selecionados para compor a atividade, e foram elaborados a partir de uma letra do alfabeto que inicia uma palavra relacionada a elementos da natureza como, por exemplo, “B is for butterfly” . A partir da leitura e compreensão dos textos, os alunos exercitaram o reconhecimento dos sons de cada letra e criaram os quadros para ilustrar seu poema favorito em telas, a partir de técnicas como pintura e colagem.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#newbrunswick
#culturalfest
#haicai
#préalfabetização
#seniorkindergarten
#projeto
... See MoreSee Less

October 8th, 2019

MATH AND ART PROJECT: THE QUADRILATERAL STUDY

Desenvolvido em língua inglesa durante as aulas de Mathematics, o projeto “Math And Art: The Quadrilateral Study” propõe uma ampliação no olhar dos alunos do Grade 5 da Escola Canadense de Niterói sobre a matemática ao relacioná-la à arte. A partir dessa conexão, as turmas participaram de diversas atividades a fim de investigar o conceito de quadrilátero sob o viés de obras de artistas do movimento cubista.

O ponto de partida foi a projeção da pintura “Fábrica no Horto de Ebro” (1909), de Pablo Picasso, onde as turmas foram desafiadas a descobrir quantos quadriláteros podiam ser vistos na obra. Ao relembrar conceitos como vértice, ângulo e área, os alunos se preparam para o uso do transferidor e para o aprofundamento do estudo de geometria.

Na segunda etapa, com o auxílio dos tablets, os alunos realizaram pesquisas, buscando definições de conceitos em sites recomendados e assim foram capazes de fazer seus próprios registros. Em grupos, hipóteses foram levantadas e, depois disso, os alunos se dedicaram a diferentes tarefas, tais como: desenhar, classificar e encontrar os ângulos da forma geométrica estudada. Através de vídeos, os alunos puderam conhecer novos artistas, que utilizaram a matemática como forma de expressão artística, com: Juan Gris e Georges Braque.

“É incrível poder associar a matemática à arte. Ainda mais para criar quadros tão interessantes!”, enfatizou a aluna Maria Antonia.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#newbrunswick
#art
#math
#quadrilateralstudy
#education
#global
#canada
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Parabéns

Parabéns para os alunos e professores

apaz

October 7th, 2019

LIBERTE AS FÁBULAS DE LEONARDO DA VINCI

Apesar de ser um fato pouco conhecido, Leonardo da Vinci também foi um contador de histórias fantástico, além de um argumentador fascinante. Ele nos deixou um legado de textos inspiradores com uma mensagem de liberdade, sempre pensando no bem da humanidade.

Partindo da leitura do livro "Fábulas e Lendas", de sua autoria, os alunos do Grade 2 da Escola Canadense de Niterói encantaram-se com os ensinamentos até hoje valiosos encontrados nas suas páginas. Compreenderam que a escrita é uma forma de registro que se perpetua, sendo, segundo o próprio autor, “a guardiã do pensamento humano”.

Após a seleção dos textos, os alunos escreveram a sua própria versão para a fábula escolhida. Em seguida, foi produzido um quebra-cabeça com a ilustração e a moral para cada história, resultando num jogo interativo.

Aprecie!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#newbrunswick
#culturalfest
#leonardodavinci
#fábulaselendas
#projeto
#línguaportuguesa
... See MoreSee Less

October 4th, 2019

ESCOLA CANADENSE DE NITERÓI DÁ AS BOAS-VINDAS À NOVA EMBAIXADORA DO CANADÁ NO BRASIL MRS. JENNIFER MAY 🇨🇦

A Escola Canadense de Niterói recebeu um convite muito especial: dar as boas-vindas à nova embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May! Em almoço promovido nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá, as diretoras Yara Tandel e Carol Trainor representaram a autêntica educação canadense.

O evento trouxe a perspectiva de boas parcerias que vêm sendo desenvolvidas entre os dois países e contou com a presença de 18 pessoas, como a cônsul-geral e a vice-cônsul do Canadá, Evelyne Coulombe e Raphaëlle Lapierre-Houssian, e diretores e presidentes de empresas brasileiras e canadenses de áreas diversas como óleo e gás, comunicação e tecnologia.

Durante a cerimônia, a Diretora Geral Yara Tandel destacou o trabalho como única escola no Brasil credenciada como uma offshore Canadian school, e vários convidados fizeram perguntas às diretoras, curiosos sobre o bilinguismo, o Dual Diploma e o trabalho desenvolvido na Escola Canadense de Niterói, e aceitaram o convite para conhecer os alunos, a equipe e as instalações.

A embaixadora Jennifer May mostrou bastante entusiasmo em trabalhar no Brasil e conhecer a sociedade e a cultura do país, procurando atrair empresas brasileiras e canadenses a cooperar entre si.

Confira como foi esse importante encontro diplomático!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#newbrunswick
#canada
#brasil
#educaçãoglobal
#canadainrio
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Lindos

Lindas

Iinda

🌷

💐

Ĺindos

🌹

O Brasil está precisando de muitas escola focadas no aprendizado, que pena que não tem em todo Brasil escola como está.

Boa noite parabens

🌺

Bom diaaa

👏👏👏👏

apaz

Vai perder

💚💛💝💖♥️💚💛💝💖♥️💚💛💝💞💖♥️💚💛💖💚💛 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do seu filho que ainda mama, de sorte que que não se compadeça do seu filho do seu ventre? mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minha mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.(Isa 49.15,16)💚💚💚💚💚💚💚💚💚💝💝💝💝💝💝💚💛💝💚💛💝

+ View more comments

October 4th, 2019

UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA AMAZÔNIA: VIVA O FOLCLORE NACIONAL! 🇧🇷

Encantados com a obra "Diário de Pilar na Amazônia", escrita por Flávia Lins e Silva, os alunos do Grade 4 embarcaram no prazeroso mundo da leitura e descobriram que é possível viver grandes aventuras somente com o poder da imaginação. O projeto fez parte das obras expostas durante a Cultural Fest da Escola Canadense de Niterói.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#newbrunswick
#culturalfest2019
#arte
#leitura
#pintura
#folclore
#amazônia
#diáriodepilarnaamazônia
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Aiiiiiiiii..... Orgulho me define ♥️♥️♥️💖💖💖

O grade 4 morning também...

TIME DE BASQUETE CONQUISTA VITÓRIA NA SEGUNDA RODADA DO JEN 🏀⛹🏻‍♂️🇨🇦Com excelente performance, a equipe de basquete masculino da Escola Canadense de Niterói saiu vitoriosa em partida disputada contra a Escola Zuleika Raposo, na última segunda-feira, dia 30. Pela terceira vez, o aluno Gabriel Sayão foi eleito como destaque da partida pela comissão de arbitragem, conquistando o botton oficial da competição.Em quadra pela segunda rodada dos Jogos Escolares de Niterói (JEN), na categoria sub-14, os nossos jogadores fizeram a alegria da torcida, composta por familiares que marcaram presença na arquibancada do Ginásio do Colégio Plínio Leite. Desde o início, o time saiu na frente do placar, controlando o jogo, que terminou com a vitória por 11 a 8.“Nossos alunos têm mostrado uma boa evolução com o passar do tempo, estão mais confiantes em quadra e naturalmente as vitórias vão acontecer com mais frequência. Temos um grupo de basquete muito promissor treinando em nossa escola”, analisou o treinador, André Cunha.#escolacanadensedeniterói#canadianschooloffshore#accredited#canada#esporte#jen#basquete#canadiansportclubImage attachment

October 4th, 2019

TIME DE BASQUETE CONQUISTA VITÓRIA NA SEGUNDA RODADA DO JEN 🏀⛹🏻‍♂️🇨🇦

Com excelente performance, a equipe de basquete masculino da Escola Canadense de Niterói saiu vitoriosa em partida disputada contra a Escola Zuleika Raposo, na última segunda-feira, dia 30. Pela terceira vez, o aluno Gabriel Sayão foi eleito como destaque da partida pela comissão de arbitragem, conquistando o botton oficial da competição.

Em quadra pela segunda rodada dos Jogos Escolares de Niterói (JEN), na categoria sub-14, os nossos jogadores fizeram a alegria da torcida, composta por familiares que marcaram presença na arquibancada do Ginásio do Colégio Plínio Leite. Desde o início, o time saiu na frente do placar, controlando o jogo, que terminou com a vitória por 11 a 8.

“Nossos alunos têm mostrado uma boa evolução com o passar do tempo, estão mais confiantes em quadra e naturalmente as vitórias vão acontecer com mais frequência. Temos um grupo de basquete muito promissor treinando em nossa escola”, analisou o treinador, André Cunha.

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#canada
#esporte
#jen
#basquete
#canadiansportclub
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Parabéns a toda equipe...muitas vitórias virão.

apaz

October 3rd, 2019

PROJETO SUJEIRA ESPLÊNDIDA: ARTE CLÁSSICA SOB A ÓTICA DE VIK MUNIZ

A partir do projeto “Sujeira Esplêndida”, que foi exposto com exclusividade na 12ª Cultural Fest, obras de arte clássicas dos períodos revolucionários dos séculos XVII e XVIII ganharam um novo significado pelas mãos criativas dos alunos do High School, que conseguiram aplicar na prática o conceito de reaproveitamento de resíduos, reverenciando o artista plástico brasileiro Vik Muniz.

Confira o resultado desse projeto inovador da turma do Grade 10!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#accredited
#newbrunswick
#culturalfest2019
#arte
#projeto
#vikmuniz
#sujeiraesplêndida
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Parabéns estudantes desta escola de excelência...sigam avante em seus conhecimentos...sucesso..

Fantástico!!!

apaz

Oi a pz do senlho jesus

October 1st, 2019

12ª CULTURAL FEST: PELOS CAMINHOS ENTRELAÇADOS DA ARTE

Quem visitou a 12ª edição da Cultural Fest da Escola Canadense de Niterói, realizada no último sábado, dia 28, vivenciou uma experiência única, percorrendo uma exposição bilíngue com obras artístico-pedagógicas preparadas ao longo de seis meses, que impressionaram em qualidade e criatividade. Ao transformar o aprendizado de forma concreta, sob a supervisão dos professores, os estudantes deram vida a oito instalações que tinham como tema as artes (pintura, escultura, literatura, artes cênicas, música, cinema, fotografia e artes digitais) e duas salas em homenagem ao gênio Leonardo Da Vinci, com projetos e trabalhos que integraram o conhecimento à arte com perfeição.

Em comemoração aos 500 anos do falecimento do artista, os alunos do Grade 5, produziram releituras utilizando quadriláteros como forma de mostrar a presença da matemática nas artes, enquanto o Grade 10 partiu da análise dos aspectos filosóficos e estéticos que compuseram uma das maiores mudanças de pensamento da humanidade - o Renascimento - com a criação de cinco quadros em tela pequena, ressignificando interpretações de Da Vinci sob uma ótica tupiniquim.

A mostra seguia pelos espaços da escola com os trabalhos ligados às oito formas de arte, e os visitantes podiam tirar dúvidas sobre os trabalhos com os próprios criadores: orgulhosos alunos e professores.

Aos pais de alunos da Escola Canadense de Niterói, sugerimos apreciarem as descrições das obras em post exclusivo publicado na Intranet.

Confiram alguns dos momentos inesquecíveis para os nossos queridos artistas!

#escolacanadensedeniterói
#canadianschooloffshore
#canadainrio
#canadainbrazil
#accredited
#newbrunswick
#culturalfest2019
#peloscaminhosentrelaçadosdaarte
#exposiçãobilíngue
#arte
#projetos
#leonardodavinci
#instalaçõesartísticas
#literatura
#pintura
#fotografia
#cinema
#artesdigitais
#escultura
#artescênicas
#música
... See MoreSee Less

 

Comment on Facebook

Parabéns aos alunos que deram um show nos trabalhos! Mostraram mentes criativas, organização, alta qualidade!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

Amo esses professores,pelas criatividades,empenho ,garra e determinação que passam pra essa geração.

Foi uma linda exposição mais uma vez ! Parabéns equipe querida e alunos mega empenhados em fazer acontecer ! 👏🏻👏🏻👏🏻🎉🎉🎉❤️❤️❤️

Foi lindoooo

Fantástico!

Sensacional!!!!

👏👏👏

+ View more comments

Load more