Alunos Canadense no PISA: Melhores Médias Mundiais

Há 10 anos os estudantes do Canadá, Finlândia e Coreia do Sul estão no topo do Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA).

O Canadá é referência mundial no ensino de Matemática, Ciências e Leitura. O país investe 8% de seu PIB bruto em educação, mantendo um excelente nível de ensino através de professores qualificados, salas de aula bem equipadas e apoio do governo.

Vale lembrar que a educação canadense é oficialmente bilíngue (inglês e francês), desde 1970.

Clique nos gráficos abaixo e veja a posição dos países no ranking mundial de educação.

Matemática Ciências Leitura


 

Leia mais sobre o PISA

Programme for International Student Assessment (PISA)

O PISA é um programa internacional de avaliação de alunos, realizado a cada três anos com a finalidade de produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais. O exame é aplicado em escolas públicas e privadas, avaliando estudantes de 15 anos de idade em dezenas de países.

Além de avaliar o aprendizado de Matemática, Ciências e Leitura, o PISA examina a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e aplicar o conhecimento adquirido em sua vida diária.

Em Português:

Muito longe do pódio (O Globo, setembro/2011)
Ranking de qualificação de jovens para mercado global põe Brasil em 35º lugar, entre 60 países. Num mercado de trabalho cada vez mais globalizado, os jovens brasileiros estão perdendo a corrida na disputa por uma vaga para estudantes de outros países por causa da qualidade precária do ensino fundamental e médio do país, inclusive nos colégios particulares…

Desempenho de alunos brasileiros está bem abaixo do ideal (Veja, dezembro/2010)
Relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico mostra déficit brasileiro nas categorias leitura, matemática e ciência…

Brasil leva bomba no Pisa (Portal Educacional, dezembro/2007)
Avaliação revela que leitura e domínio da linguagem são os pontos fracos da educação brasileira. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) revelam que, entre os 32 países submetidos ao exame para medir a capacidade de leitura dos alunos, o Brasil é o pior da turma…

Em Inglês:

PISA Results: Canadian Students Score High in Performance, Canadian Education System Scores High in Equity (Canadian School Board Association)
The results of the Programme for International Assessment (PISA) 2009 were released today at the Ontario Institute for Studies in Education in Toronto. This report, which measures the “quality, efficiency and equity” of education in sixty-five countries and economies, is issued by the Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD), in conjunction with the Council of Ministers of Education, Canada, Human Resources and Skills Development Canada and Statistics Canada…