Nossos Diferenciais

APRENDIZADO ATIVO NO KINDERGARTEN E ELEMENTARY SCHOOL

Atividades lúdicas e interativas fazem parte da rotina diária do Kindergarten e Elementary School da Escola Canadense de Niterói. Em ambiente lúdico, os alunos têm papel ativo em sua aprendizagem, colocando a mão na massa tanto durante as aulas síncronas quanto nas atividades assíncronas selecionadas pelas professoras.

Ao fazer experimentos com gelo, tintas e materiais orgânicos, os alunos aprendem e ao mesmo tempo vivenciam novas sensações. Explorando a cozinha de sua casa no preparo de um bolo são trabalhados conceitos matemáticos importantes para essa faixa etária. Até mesmo nas refeições diárias, os estudantes conhecem os grupos alimentares para montar um gráfico à sua maneira. Assim, eles exploram o mundo a sua volta num ambiente de aprendizado ativo.

Envolvidos nos desafios propostos, os alunos tornam-se protagonistas do seu próprio aprendizado. Na Escola Canadense de Niterói, os conceitos são pensados, vivenciados e colocados em prática por meio do project-based learning, aprendizagem baseada em projetos, abordagem utilizada amplamente no Canadá que promove engajamento e autonomia aos alunos.

O MUNDO DIVERTIDO DA MATEMÁTICA

A partir do “Play-Based Learning”, ou “Aprendizagem Baseada em Jogos e Brincadeiras”, conceito desenvolvido segundo as teorias de Jean Piaget, as turmas do Kindergarten e Elementary School da Escola Canadense de Niterói são envolvidas em jogos práticos para fortalecer o aprendizado dos números sob diversos aspectos.

Ao encaixar uma peça de um jogo ou ao contar a quantidade de folhas no jardim, os alunos fazem um exercício espontâneo e divertido, interpretando o mundo à sua volta. A Matemática está presente em nossas vidas desde muito cedo, e por meio das brincadeiras, as crianças interagem naturalmente com essa linguagem.

O “Play-Based Learning” integra o currículo da escola em conformidade com o Ministério de Educação de New Brunswick, Canadá, e é apoiado pelos quatro estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO MIDDLE E HIGH SCHOOL

O que é Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)?

A Aprendizagem Baseada em Projetos ou “Project Based-learning” é um método de ensino no qual os alunos aprendem engajando-se ativamente em projetos do mundo real. Eles trabalham em um projeto por um longo período de tempo – de uma semana a um semestre – que os envolve na resolução de um problema concreto ou na resposta a uma pergunta complexa. Assim, os estudantes demonstram seus conhecimentos e habilidades criando um produto real ou uma apresentação para um público.

Como resultado, os alunos desenvolvem profundo conhecimento do conteúdo, bem como pensamento crítico, colaboração, criatividade e habilidades de comunicação. A Aprendizagem Baseada em Projetos desencadeia uma energia contagiante, instigando alunos e professores em prol do mesmo objetivo.

Em grupos de pesquisa voltados à gestão da biodiversidade e conservação da fauna local, os alunos do Grade 10 da Escola Canadense de Niterói pensam global e agem localmente na criação de um herbário das espécies botânicas da escola.

No projeto “I can feel”, dos Toddlers (2 anos), a sensibilidade e a percepção do ambiente são estimuladas em propostas cheias de texturas, tintas e cores.

Atentos às novas ferramentas de comunicação, os estudantes do Grade 5 criaram um projeto de podcasts sobre o livro “The Phantom tollbooth”, de Norton Juster.

Com o objetivo de aprofundarem conhecimentos sobre os conflitos internacionais, refletindo acerca de suas causas e, como futuros líderes, pensarem em soluções estratégicas, os alunos do Grade 8 da Escola Canadense de Niterói criaram jogos sobre geopolítica.

Como a Aprendizagem Baseada em Projetos difere de “fazer um projeto”?

Existem características que diferenciam “fazer um projeto” de se envolver em uma aprendizagem baseada em projetos. Para responder a uma pergunta motivadora e criar um trabalho de alta qualidade, os alunos precisam fazer muito mais do que lembrar de informações. Eles precisam ter pensamento crítico, usar a resolução de problemas e a colaboração, sobretudo utilizar várias formas de comunicação.

The power of Project-based learning

Ser uma escola credenciada por uma província canadense traz consigo, dentre outros pontos positivos, a construção de aprendizes autônomos, ou seja, curiosos e responsáveis. Amplamente utilizada no Canadá como uma estratégia de ensino colaborativa, a Aprendizagem baseada em projetos desenvolve habilidades e competências ao longo de toda a trajetória acadêmica, do Kindergarten ao High School.

Acompanhe os projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Canadense de Niterói.