Playing is our brain’s favourite way of learning

In JK Gallery,

Através do projeto “My special toy chest” os alunos do Junior Kindergarten (alunos de 3 e 4 anos) resgataram brincadeiras antigas, do tempo de seus pais e avós, muito diferentes das que conhecem atualmente, ao mesmo tempo em que também experimentaram jogos atuais. Durante a realização deste projeto, os alunos também conheceram algumas brincadeiras, cantigas e jogos tradicionais no Brasil e também no Canadá.

As brincadeiras e interações são base para o processo de formação, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Nelas, a criança é a protagonista: ela cria, recria, constrói, desconstrói, copia e inventa. Nas brincadeiras, as crianças aprendem sobre a vida em sociedade, diversidade, regras de convivência e se desenvolvem globalmente.

Porém, como tudo em sociedade, o brincar também está passível de transformações através da passagem do tempo. Com o decorrer dos anos, o brincar se reinventa, mas sem perder a essência do protagonismo infantil. Desde as brincadeiras mais tradicionais, como “Amarelinha” e cantigas de roda até as tecnologias de ponta da robótica, a criança permanece a explorar e dar sentido ao mundo através do faz de conta das brincadeiras.

Confiram os belos quadros que fizeram representando a brincadeira “Colourful Elephant” e as cantigas “O sapo Cururu” e “Se essa rua fosse minha”. Agradecemos às famílias que cordialmente enviaram brinquedos antigos para contribuir para o nosso projeto.